Erros no planejamento, projeções que não se concretizam e falta de capital de giro são algumas razões que levam uma pequena empresa à falência. “O primeiro ano de uma PME é um momento bastante crítico. Se sobreviver a essa fase inicial, as chances do negócio dar certo aumentam”, afirma Bento Costa, coordenador do CBA Gestão de Negócios do Ibmec/DF.
Para Alessandro Saade, professor da BSP- Business School São Paulo, a principal recomendação para os pequenos empresários é errar logo. “Enquanto ele é pequeno e está começando, ele pode errar e corrigir rápido”, explica.
No universo das startups, criar um novo negócio de forma rápida, com baixos custos e tendo como base a opinião dos clientes é um conjunto de práticas conhecido como lean startup (ou startup enxuta, em tradução literal). “Dependendo do segmento, se envolver tecnologia, a alteração pode ser feita de maneira muito rápida”, resume Fabiano Akiyoshi Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP. Veja as principais recomendações dos especialistas para os empreendedores.