quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Em tempo de crise, cresce o número de pequenos empresários no Brasil

Você sabe como driblar o desemprego e sair da crise?

Uma pesquisa inédita do Sebrae revela que nunca se empreendeu tanto no país. A taxa de empreendedorismo hoje é a maior dos últimos 14 anos. De cada dez brasileiros adultos, quatro já possuem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa. São pessoas que encontraram uma maneira para driblar a crise e manter a própria empresa aberta apesar de todas as dificuldades.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Indústrias) oferece cursos, palestras, oficinas e workshops para quem está pensando em abrir uma empresa ou mesmo para quem já começou o próprio negócio.

Assista, agora mesmo, a reportagem exibida pelo Fantástico, no último Domingo, dia 21/02/2015, sobre como muitos estão conseguindo a solução para vencer a crise.





CLIQUE AQUI e veja os cursos disponíveis, pelo SEBRAE, em sua cidade ou estado.


Matéria adaptada do site G1: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/02/em-tempo-de-crise-cresce-o-numero-de-pequenos-empresarios-no-brasil.html

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Como abrir bons negócios

Olá, pessoal. Meu nome é Jader Souza e este texto é para você que deseja abrir um negócio próprio. Nas próximas linhas, nós vamos dar dicas valiosas para você que sonha empreender um negócio.

A primeira grande dica para você que quer ter uma empresa, para você que almeja ter um negócio próprio é: faça aquilo que gosta. A palavra “vocação” vem do latim vocare que quer dizer “chamado”. Portanto, o primeiro ingrediente de alguém que quer ter sucesso naquilo que faz, naquilo que empreende, é exatamente ter a vocação. É ser inclinado, é ter a vontade de fazer algo. Você, certamente, não vai ter sucesso no seu negócio se você não amar, se você não estiver apaixonado verdadeiramente pelo que vai fazer ou pelo que está fazendo. A primeira dica, então, em síntese, para você que quer ter êxito no seu negócio é:
ame aquilo que você faz.
Isso é tão importante que eu já conheci várias pessoas extremamente capacitadas que fracassaram em seus negócios, exatamente, porque elas estavam buscando o dinheiro. Elas estavam buscando, primeiramente, o vil metal. Não tenha esse mesmo erro. Não cometa esse mesmo erro que essas pessoas cometeram. A primeira coisa é: goste do que faz.
Consequentemente, o dinheiro vai vir. A questão financeira vai vir com muito sucesso, com muita abundância.

A segunda grande dica que eu sempre dou nas minhas palestras e nos meus cursos é: analise o que é que o mercado está precisando. De nada adianta você abrir um negócio onde tem muita gente que já está atuando no mercado. Fazendo assim, você não vai ter sucesso porque vai remar num oceano vermelho, num oceano de muita concorrência.
Mesmo que você abra um negócio em que várias pessoas já estejam trabalhando, já estejam atuando nesse mercado, procure uma abordagem diferente. Por exemplo, eu tenho uma amiga que a mãe e a família sempre se dedicaram a salão de beleza. No entanto, a gente sabe que em cada esquina existe um salão de beleza. O que foi que ela fez? Qual foi a grande sacada dela? A grande sacada foi abrir um salão de beleza direcionado ao público infantil. Então, ela hoje possui um salão de beleza super rentável, mas direcionado ao público infantil. Então, a segunda grande dica é: procure aquilo que o mercado ainda não está saturado. Essa é a segunda grande dica pra você que quer ter sucesso no seu negócio.

A terceira grande dica deste texto é: tire a sua ideia da cabeça e coloque no papel. É sempre interessante um homem ou uma mulher, um empreendedor com grandes ideias. Mas é importante que você possa tirar a sua ideia da cabeça e colocar no papel. É relevante que você possa materializar sua ideia, colocando-a no papel. E o que é colocar no papel? É nada mais, nada menos que construir um plano de negócio. É no momento em que você visualiza a sua ideia (aquela ideia que você pensa que vai “arrebentar a boca do balão”) e a coloca no papel, é neste momento que você vai enxergar a sua ideia na sua amplitude. É nesse momento que você vai enxergar as forças da sua ideia, as fraquezas da sua ideia; as ameaças da sua ideia e as oportunidades da sua ideia.

Então, colocar a ideia no papel é criar aquilo que nós chamamos de plano de negócio. É também chamado de planejamento estratégico. Não existe diferença marcante entre plano de negócio e planejamento estratégico.
Normalmente, o plano de negócio é utilizado para aquelas empresas que estão sendo fundadas, que estão sendo criadas. O planejamento estratégico, por sua vez, é utilizado para aquelas empresas que já existem no mercado. Mas independente do nome que você queira atribuir:

plano de negócios ou planejamento estratégico – o importante é que você possa colocar esse plano de negócio no papel; tirar da sua cabeça, escrever e colocar no papel.