Existem duas
frases que resumem muito bem a importância de você medir o retorno de qualquer
campanha de divulgação da sua empresa:
- “Se você gastar dinheiro suficiente, você consegue vender qualquer coisa”;
- “50% do gasto publicitário é desperdiçado. Porém, não sei qual 50%”.
Se você gastar MUITO dinheiro em Publicidade, você provavelmente consegue vender qualquer tipo de produto, até os que não têm os atributos de Credibilidade, Utilidade e Simplicidade.
As questões
são:
- Isso vai gerar lucro pra sua empresa?
- Gerando lucro, como otimizar isso?
1- Antes de
medir, saiba que tipo de anúncio usar: quão fácil é explicar o seu
produto/serviço?
A
complexidade de produtos/serviços varia muito e, com isso, a maneira como você
os comunica para seu potencial cliente também varia.
Por exemplo,
compare o anúncio de um computador com o de uma consultoria em precificação.
Todo mundo sabe pra quê um computador serve, então o anúncio fica bastante
concentrado na marca, características (potência), preço etc. – quem anuncia o
computador, não precisa convencer seu potencial cliente que o computador pode
ser útil, ele já sabe disso.
Isso já não
acontece com quem quer vender consultoria em precificação – nesse caso, o
trabalho consiste muito mais em ensinar sobre os benefícios dessa consultoria e
mostrar a real necessidade. Isso porque não adianta nada falar “minha
consultoria em precificação é muito melhor que a do concorrente x“, se o
seu potencial cliente não está convencido de que precisa desse serviço.
Seguindo
esse raciocínio, não adianta você falar “É só anunciar minha consultoria em
precificação no outdoor com maior visibilidade da cidade que eu tô feito, vou
vender sem parar!” – claro, você pode conseguir vendas, mas será que a conta
fecha?
2- Você sabe como seus clientes chegam até você?
Esse é o
tipo mais simples, mas provavelmente o mais essencial de medição: pergunte aos
potenciais clientes que chegam até você “Como você nos achou?”. Mas atenção!
Não dependa da memória deles somente, mostre as opções de divulgação que você
tem utilizado. Uma lista bastante comum seria:
- Google AdWords (anúncios no Google)
- Empreendemia (a-há!)
- Recomendação pessoal/boca-a-boca (perguntar de quem)
- Panfleto
- Passou em frente à loja/escritório
- Outro (pedir descrição)
Esse é o 1º passo para que você veja o que tem
funcionado ou não. Pra isso, faça testes e vá alterando o orçamento/esforço em
cada um para que você ache o balanço ideal.
3- Como medir o desempenho sem depender inteiramente
da memória do seu cliente
A Internet
possibilita uma imensidão de medições, o que facilita muito a vida de quem quer
descobrir seus melhores canais de potencias novos clientes. Se você tem seu
próprio site, não tem como não utilizar o Google Analytics, já que com ele você
mede a eficiência das suas páginas, fontes de tráfego, conversões e muito mais.
Considerando
também ferramentas específicas de anúncio (Google AdWords, Empreendemia,
Facebook, Twitter, Buscapé e vários outros), elas mesmos geram relatórios de
desempenho de suas ações, então trabalhar acompanhando de perto essas ações e
comparar com o seu resultado real de vendas também fará grande diferença na sua
tomada de decisão.
Mas, mesmo
sem a internet, existem maneiras de medir o retorno específico de ações
offline. A principal forma é colocando um código ou palavra-chave que
identifique o veículo ou o local onde foi utilizado.
4- Não crie expectativas que não serão alcançadas
De acordo
com o seu produto/serviço e o perfil do seu potencial cliente, o que mais
acontece? Ele vê seu anúncio e vai direto comprar o produto, ou ele vê o
anúncio, vê que ele tem a demanda, pesquisa outros fornecedores e aí sim faz a
compra?
Entender isso
também fará grande diferença para você estabelecer expectativas e metas
referentes às suas campanhas. Ter um ciclo de vendas mais longo não significa
que você não tem que investir ou tem que investir mais em Publicidade –
significa que o retorno não é automático.
Claro,
existem vários outros detalhes que devem ser definidos pra qualquer campanha,
mas entender esses fundamentos é a base pra você gerir o marketing da sua
empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário