Veja algumas obras
que não podem ficar de fora da lista de leituras de nenhum profissional de
negócios
Desde que o homem inventou a escrita, o
registro gráfico da palavra – independente do idioma e do suporte – se
constituiu como o principal instrumento de armazenamento e difusão do
conhecimento. Em um papiro ou num iPad, ideias circulam, pensamentos se renovam,
teorias fundamentam revoluções. Apareceu o rádio, a TV, a internet, nós mudamos
a nossa forma de ler e o termo “texto” ganhou uma multiplicidade de
significados. Mas ele, o livro, nunca deixou de existir.
Hoje, ele pode ser de papel – novo ou
empoeirado. Pode ser digital – no PC, no Kindle, no iPad ou mesmo no celular.
Independente da maneira como o vemos, o livro continua cumprindo seu papel, de
salvar o pensamento e registrar a história para que tudo chegue às outras
pessoas lá na frente.
Levando em conta essa importância,
resolvemos preparar uma lista com sugestões feitas por profissionais de
diferentes segmentos do mundo dos negócios, da nossa equipe e de vocês
leitores, através do Facebook e do Twitter. O objetivo, evidentemente, não é
esgotar aqui toda a bibliografia interessante à área de Administração (talvez,
nem um site inteiro fosse suficiente para isso, um post então...), mas
apresentar obras que fizeram a diferença na vida e no trabalho de gente que tem
a Administração e o mundo dos negócios enquanto parte fundamental de sua vida,
seja o nosso colunista Stephen Kanitz, o escritor norte-americano CarmineGallo, a nossa equipe ou vocês.
Vejam abaixo:
“O livro que destrona ‘Riqueza das
Nações’, de Adam Smith”.
Indicação de Stephen Kanitz - mestre em
Administração de Empresas pela Harvard University, e autor da coluna Ponto
Final, na revista Administradores.
Blink: a decisão num piscar de olhos, de Malcolm Gladwell, autor de “O ponto da virada” e “Fora de série”
“O livro me foi recomendado (e
presenteado) pelo meu super monitor de Psicologia Aplicada à Administração,
Lucas Funchal e, bem, é revolucionário porque afirma que decisões acertadas não
são sempre fruto de longos processos decisórios e de coleta de informações. Uma
decisão rápida também pode ser ótima! Ele aborda a existência de um
"inconsciente cognitivo" (expressão minha para diferenciar do
inconsciente de Freud) que ele chama de inconsciente adaptável. Bem, para saber
mais, é preciso ler o livro. Decida-se logo!”
Indicação de Silvia Generali, professora
da UFRGS e autora do livro Psicologia aplicada à Administração.
“Apesar de ter sido escrito há mais de
70 anos, o conteúdo ainda é atual ao abordar a essência do processo de
construção de riqueza e sua relação com o funcionamento do cérebro. O autor é
extremamente convincente ao demonstrar que a atitude das pessoas é fator
imperativo em sua prosperidade, mais do que o acesso à informação ou formação
privilegiada. Os exemplos do livro tratam tanto de formação de riqueza pessoal
quanto empresarial, explicando a relação entre as duas. Mesmo sendo um
pesquisador no assunto, mudei algumas de minhas convicções após a leitura dessa
obra de Napoleon Hill”.
Indicação de Gustavo Cerbasi,
administrador, consultor financeiro, autor do best-seller “Casais Inteligentes
Enriquecem Juntos” e apontado em 2009 pela revista Época como um dos 100
brasileiros mais influentes.
“Se pensarmos que alguns fatores
cruciais de sucessos dos negócios estão na habilidade de cultivar
relacionamentos estratégicos e gerenciar pessoas, é fundamental ler essa obra e
incrementar sua habilidade de networking e talento para lidar com os recursos
humanos”.
Indicação de Edney Souza, pioneiro da
blogosfera no Brasil, responsável pelo Interney.net, um dos blogs mais
populares do Brasil.
Em Frente! - Como a Starbucks lutou por sua vida sem perder a alma, de Howard Schultz
(CEO da Starbucks)
“Howard Schultz mudou a forma como eu
vejo a comunicação nos negócios. Eu o entrevistei alguns anos atrás e, revendo
a transcrição, percebi que ele não usou, em nenhum momento, a palavra “café”.
Schultz ama café, mas sua grande paixão é criar um ambiente de trabalho que
faça as pessoas se sentirem bem e uma cultura que recompensa os serviços de
atendimento mais excepcionais. Há uma diferença entre o produto que você vende
e o que esse produto representa. Schultz nos lembra que paixão é tudo”.
Indicação de Carmine Gallo -
norte-americano, é especialista em técnicas de comunicação, escreve para a
revista BusinessWeek e é autor dos livros “Faça como Steve Jobs” e “Inovação –
a arte de Steve Jobs”.
“De uma forma ácida, clara e
contundente, Zyman conta em detalhes o case da New Coke, outros vários erros
(que ele nunca assume) e traz conceitos super interessantes de como lidar com
marketing, vendas, branding, pessoas etc.”
Indicação de Marcos Hiller - coordenador
do MBA Gestão de Marcas da Trevisan Escola de Negócios e colunista do Portal
Administradores.
SUGESTÕES DA REDAÇÃO
Conversamos, analisamos, discordamos,
concordamos e chegamos aos dois títulos abaixo, que deixamos aqui como nossas
sugestões de leitura indispensáveis a todo administrador:
Lançado nos anos 1980, o livro colocou o
nome de Michael Porter de forma definitiva na lista dos principais pensadores
do management mundial e é a base dos os estudos que compõem suas obras
seguintes, “Vantagem competitiva” e “A vantagem competitiva das nações”.
Um livro fantástico que reúne os
principais estudos a respeito da estratégia já feitos no mundo, desde a
Antiguidade até hoje. Uma obra que foge das tradicionais receitas de bolo sem
deixar de ser didático, o livro é um instrumento fundamental para estudantes de
Administração e qualquer interessado em compreender o que de fato é ser
estratégico.
AS SUGESTÕES DOS LEITORES
Entre os nossos seguidores no Twitter e
fãs no Facebook, os dois livros mais citados foram “A arte da guerra”, de Sun
Tzu, e “O monge e o executivo”, de James C. Hunter. O primeiro, como o próprio
título sugere, é sobre estratégia. Mais especificamente, um tratado militar do
século IV a.C. que influenciou diversos líderes ao longo da história e até hoje
se mantém muito atual. Já o último, utilizando como gancho um encontro entre
líderes de diversos segmentos em um mosteiro no norte de Michigan, aborda o
tema “liderança” sob a perspectiva do líder servidor.
Finalizada a lista, você deve estar se
perguntando: sim, mas nenhum livro de Peter Drucker? Respondemos: sim, nenhum
livro de Drucker. E o motivo é simples: esse dispensa indicações, é leitura
obrigatória para todo administrador e estudante de Administração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário