Toda empresa que deseja crescer no mercado e aumentar sua
rentabilidade tem por obrigação estabelecer um planejamento estratégico da sua
atuação. Mas por onde o empresário deve começar? Como funciona tudo isso? Essas
são questões que, aparentemente, parecem difíceis de serem respondidas, mas não
são.
Fazer um planejamento estratégico, além de fundamental, é
uma atividade relativamente simples, que exige conhecimento sobre o
empreendimento, uma grande dose de dedicação e um sistema de avaliação.
Começando um planejamento estratégico
A base de um planejamento estratégico é a definição da
cultura organizacional de sua empresa (missão, visão e valores). Com base
nesses pontos, pode-se estabelecer metas que, por sua vez, devem ser as mais
específicas possível. Determine exatamente o que ou onde se quer chegar, em
quanto tempo e qual a grandeza escalar dessa meta.
Por exemplo: quero aumentar minhas vendas (o que) em 15%
(grandeza escalar) no ano de 2016 (quanto tempo). Mas seja sempre realista. Não
coloque metas exageradas ou muito fáceis de serem atingidas.
Estude a sua empresa e o mercado
Após estabelecer uma meta, é preciso definir a maneira como
isso deve ocorrer. Nesse ponto, o empresário precisa estudar sua empresa,
avaliando a eficiência de seus processos e identificando as suas forças e
fraquezas, listando-as para a construção de um futuro diagnóstico geral do
processo.
Encerrada essa etapa, chegou a hora de olhar para o mercado
e procurar por oportunidades que favoreçam a sua empresa, como necessidades não
declaradas dos consumidores ou falhas que a concorrência comete e que podem
beneficiar seu negócio. Deve-se também olhar para o mercado e analisar as
possíveis ameaças, como as altas taxas de importação ou legislações que exigem
uma adequação ou investimento maior.
Pegue todos esses dados e avalie a real situação da sua
empresa, observando o cenário interno (forças e fraquezas) e externo
(oportunidades e ameaças).
Busque inspiração nos concorrentes
Buscar inspiração não é copiar. Para desenvolver as melhores
práticas, é muito comum fazer benchmarking, que consiste em selecionar alguns
pontos críticos (geralmente as fraquezas identificadas internamente) e comparar
com os mesmos pontos dos seus principais concorrentes, identificando a maneira
como eles atuam sobre aquela questão e adaptando essa prática à sua empresa.
Essa é uma atitude legal e utilizada com frequência no mundo dos negócios.
Defina métricas para avaliação de resultados
Antes de começar a desenvolver o seu planejamento
estratégico, pense em como avaliar a evolução do processo depois. Pegando o
exemplo do aumento de vendas em 15% citado anteriormente, podemos definir que
um dos métodos de avaliação será a comparação dos resultados obtidos no mês com
o mesmo mês do ano anterior, podendo ainda estabelecer comparativos trimestrais
e semestrais.
O processo de avaliação não pode ser feito apenas ao final
da aplicação de um planejamento estratégico. Essas mensurações devem acontecer
ao longo de toda a ação para que, se necessário, estratégias sejam revistas ou
metas sejam modificadas. Esse tipo de planejamento só é estratégico, pois se
adapta à realidade do momento, ou seja, tem fluidez. Um planejamento engessado
perde a sua força muito fácil, pois não leva em conta a dinâmica de mercado.
Matéria retirada do Blog Sage: http://blog.sage.com.br/planejamento-estrategico-como-comecar-e-implementar/
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