Conquistar clientes é um dos principais desafios de uma
empresa iniciante. Afinal, não basta ter um bom produto ou serviço, é preciso
que as pessoas conheçam as opções que você oferece e se sintam motivadas a
comprá-las para atestar sua qualidade.
Usar sua rede de contatos, apostar em marketing digital,
criar a melhor experiência e saber como valorizar seus diferenciais estão entre
os passos essenciais para fortalecer sua marca, conquistar os primeiros
clientes e fazer seu negócio decolar. Confira como fazer:
Use sua rede de contatos
Sua rede de contatos pode ser uma aliada valiosa na hora de
conquistar clientes. Comece divulgando seu negócio para quem você conhece.
Ressalte os diferenciais do seu produto e mostre tudo aquilo que você tem para
o mercado. A partir desse primeiro contato com sua network direta, é possível
que você conheça outras pessoas que possam estar interessadas em seu produto ou
serviço.
Uma tática interessante é pedir para seus contatos
apresentarem de três a cinco consumidores em potencial. Se um deles se reverter
em cliente já será um bom começo.
Use o marketing digital a seu favor
A maioria dos empreendedores sabe que precisa promover seu
negócio para conquistar os primeiros clientes. No entanto, esbarram em um
obstáculo: verba reduzida. Se esse for o seu caso, em vez de investir em
campanhas de marketing tradicionais, use o poder do digital a seu favor. Crie
um perfil em redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, e interaja com
potenciais clientes por esses canais. Crie também um site que mostre tudo o que
sua empresa tem a oferecer.
O marketing digital é bom, bonito e barato, no entanto, para
ser eficaz, é importante investir na criação de um conteúdo de qualidade, que
seja realmente relevante para seu público-alvo.
Crie a melhor experiência para seus clientes
Em um mercado cada vez mais competitivo, ter um bom produto
ou serviço não basta. É preciso se certificar de que seu negócio oferece a
melhor experiência que seus clientes podem ter. Assim, eles não só voltam a
comprar com você como indicam sua empresa para sua rede de contatos. Para isso,
aposte em um atendimento ágil e eficaz não só na hora da venda, como também no pós-venda.
Ofereça diversas formas de pagamento e estude conveniências
que você pode oferecer para tornar a experiência de compra ainda mais agradável
e prazerosa para o cliente.
Valorize seus diferenciais
O que seu produto ou serviço tem de diferente? O que sua
empresa oferece que a torna melhor do que a concorrência? Para saber as
respostas para essas perguntas, é importante estudar seus produtos e serviços a
fundo, conhecer cada especificação e detalhe sobre eles. Assim, você estará
apto a responder qualquer pergunta dos clientes e saberá exatamente que
atributos valorizar na hora da venda — e também da divulgação da sua empresa.
Com essas estratégias efetivas e simples, conquistar seus
primeiros clientes será uma questão de tempo. Coloque em prática já!
Matéria retirada do Blog Sage: http://blog.sage.com.br/4-passos-para-conquistar-seus-primeiros-clientes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário