O marketing é mais que um braço do departamento de vendas –
é uma ferramenta estratégica utilizada para direcionar as ações de promoção,
dar visibilidade e fortalecer a marca, melhorando os resultados do negócio.
Um plano de marketing nada mais é que um documento onde será
estruturado o planejamento de todas essas ações – que devem estar pautadas em
informações sobre o perfil do cliente e dos concorrentes, momento do mercado de
atuação, orçamento, metas e objetivos – que podem ser o aumento das vendas,
ampliação de carteira e fidelização de clientes, aumento do conhecimento da
marca, lançamento de um novo produto, etc.
Confira o passo a passo de como fazer um plano de marketing
para o seu negócio.
Planejamento
O primeiro passo é definir os objetivos e as metas que se
deseja alcançar. Essa definição deve estar alinhada com o momento do mercado do
produto e/ou serviço que será promovido. Nessa hora é importante fazer uma
análise honesta do segmento, listar os pontos fortes e fracos do seu negócio, e
definir o real montante disponível para investimento. Não adianta criar metas
no escuro ou muito ousadas, baseadas apenas no otimismo. Além da frustração,
ficará impossível avaliar com clareza quais ações funcionaram e trouxeram
melhores resultados.
Também não é recomendado prever um recurso que é incerto,
que pode ou não estar disponível – isso pode comprometer a sustentabilidade das
ações. O planejamento sempre poderá ser revisto e, se houver mais dinheiro, é
possível incorporá-lo sem prejudicar a saúde financeira do plano inicial.
Definição do público e conhecimento dos clientes
É preciso saber para quem se vai falar quando se envia uma
mensagem. Conhecer seus clientes, saber suas preferências, hábitos de consumo e
estilo de vida é imprescindível para construir uma mensagem assertiva e
atraente. Não se esqueça que as demandas dos seus clientes podem mudar de
tempos em tempos, por isso é preciso sempre rever se seu serviço e/ou produto
está realmente atendendo às expectativas do seu público – isso permite corrigir
rotas e incorporar ações que de fato atendam às necessidades do seu cliente.
Uma boa forma de conhecê-lo é criando personas – um cliente
fictício que vai ajudá-lo a identificar com mais clareza as demandas do
comprador e restringir a noção de público-alvo para algo mais segmentado. Você
vai utilizar as informações de que dispõe sobre seu público para criar essa
figura, que terá um nome, idade, objetivos de carreira, demandas e hábitos de
compra bem definidos, representando o seu cliente padrão.
Conhecimento e análise da concorrência
Saiba quem são os outros players do seu segmento. Faça a
eles as mesmas perguntas que você faz ao seu negócio – quais são seus
diferenciais, pontos fortes e fracos, colocação no mercado, estratégias para
chegar ao cliente? Observe e aprenda com os erros deles e conheça seus acertos.
Essas informações vão ajudá-lo a buscar formas de tornar sua empresa mais
competitiva.
Definição de cronograma
Coloque prazos para a execução das ações. Todo o seu
planejamento deverá estar amarrado com uma visão clara do que vem primeiro e o
que será feito em seguida. O cronograma é ferramenta indispensável, inclusive,
para a mensuração de resultados – ele permite documentar quando a ação foi
feita, por quanto tempo, quantas pessoas foram atingidas, quanto foi gasto –
informações valiosas para avaliar os retornos e se os recursos foram aplicados
de forma eficiente.
Esses são os principais pontos que você precisa saber para
fazer um plano de marketing.
Matéria extraída do Blog Sage: http://blog.sage.com.br/aprenda-como-fazer-um-plano-de-marketing-para-seu-negocio/
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