Aquele velho ditado “falem mal,
mas falem de mim”, definitivamente, não é mais válido nos dias atuais, em que reputação é tudo e ajuda muito a vender e a
ampliar os negócios. Mas como fazer as pessoas conhecerem a sua empresa e ainda falarem bem?
Este tema precisa estar na
pauta permanente de todas as companhias. Uma prova disso é que toda grande
empresa investe muito na construção da sua reputação, no seu posicionamento e
no relacionamento com todos os stakeholders, ou seja, com os seu público de interesse:
clientes, colaboradores, possíveis clientes, fornecedores, parceiros,
formadores de opinião e também com a comunidade.
Essa construção de imagem positiva é permanente e não acontece
do dia para a noite, mas preparamos três passos simples para que você possa
estruturar o seu plano de ação hoje mesmo:
1- Cotidiano: No seu
dia a dia, em todos os momentos, seja verdadeiro, honesto, positivo e
transparente! Ninguém vai falar bem do seu negócio se ouvir reclamações de
clientes ou funcionários nas redes sociais. E, acredite, se houver motivo, eles
falarão tudo nesses canais.
2- Plano de ação: Liste os seus principais públicos e crie um
plano rápido de ações semanais. Talvez possa começar com clientes, funcionários
e com a comunidade.
3- Avaliação: Periodicamente,
avalie os resultados, ouça a conversa das pessoas, agradeça, responda
cordialmente e aprenda com esses retornos.
Como sabemos que o seu cotidiano é bem agitado e que não sobra
muito tempo, para facilitar, reunimos as três principais ações para começar um
relacionamento positivo com os seus públicos e levá-los a falar bem do seu
negócio:
1- Para os colaboradores: se não der para falar pessoalmente, você
pode ter um grupo fechado no Facebook, por exemplo, para elogiar as atitudes
positivas, contar novidades antes de lançá-las, mandar mensagens de motivação e
até compartilhar curiosidades da história da empresa. Hoje também há redes
sociais corporativas, com ferramentas específicas para essas interações!
2- Para os clientes: invista em técnicas de
encantamento e no bom atendimento, inclusive nas redes sociais. Vale a pena
monitorar o que estão falando da sua marca e entrar nessa conversa. Se alguém
está com uma imagem negativa sobre a sua marca, descubra o que ocorreu e tente
reverter o caso. Muitas vezes uma mensagem gentil, um telefonema e até um
convite para conhecer a empresa ao vivo podem mudar a percepção.
Outra ideia é prestigiar quem está falando bem, com ações de
valorização. Convide os seus clientes para curtir a página e participar de
promoções. Você pode fazer ações rápidas e com investimento mínimo nas redes
sociais, para ampliar o seu relacionamento com as pessoas e levá-las a falar
bem do seu negócio.
3- Comunidade digital: dê algo de valor para esse público, por
meio das redes sociais. É uma das estratégias mais fortes para que falem bem da
sua marca e também para atrair mais pessoas para a sua página. Pode ser um
vídeo ou e-book ensinando a usar melhor o seu produto ou serviço, para aumentar
a vida útil e evitar a manutenção, por exemplo.
Pense no seu negócio e nos problemas que ele resolve e tente
levar essas soluções e dicas, gratuitamente, para o maior número possível de
pessoas. Talvez você já tenha ouvido falar sobre marketing de conteúdo ou no
inbound marketing, que estão muito comentados no meio digital atualmente. O
fundamento dessa estratégia é exatamente dar conteúdo de valor às pessoas, para
ampliar a base de interessados, criar conexão e relacionamento com essas
pessoas, gerar confiança e comentários positivos, além, claro, de atrair mais
vendas.
E não se esqueça que ter uma página bem cuidada, com posts todos
os dias, nas principais redes sociais, é vital para qualquer negócio.
O importante é começar agora, de onde você está! Não espere o
amanhã. Desafie-se a fazer três ações por semana com esse objetivo, para os
seus públicos, por mais simples que sejam.
O importante é fazer, não parar, e não esquecer de responder aos
comentários das pessoas. Aproveite para medir o que funciona melhor e investir
mais nesse caminho.
Extraído do site Exame.com: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/3-estrategias-praticas-para-falarem-bem-do-seu-negocio
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