Quem é empreendedor já sabe: sempre surgem novas dúvidas com relação
aos mais variados aspectos de um negócio.
Pensando em ajudar os donos do
próprio negócio a ser mais assertivos nos processos de tomada de decisão,
listamos questões que surgem na cabeça de empreendedores que já têm empresas
funcionando e mostramos que caminho seguir. Confira:
1. O que fazer e não fazer na hora de cortar
custos?
Só corte custos se for para
fazer uma economia significativa e, na medida do possível, evite provocar
insatisfação ou desmotivação entre os seus colaboradores. Comunique os motivos
de forma clara e transparente e procure não demitir pessoas das quais você
poderá precisar em breve.
2. Como delegar responsabilidades?
Esse é um dos grandes desafios
enfrentados pelos empreendedores. Chega um momento em que se percebe que a
empresa cresceu a um ponto em que é impossível cuidar de tudo. Delegar implica
confiança. Busque pessoas que tenham competências mais desenvolvidas do que as
suas e que, acima de tudo, pensem no bem da empresa como se fossem você.
3. Quais os benefícios e riscos de delegar
responsabilidades?
Os principais benefícios são
trazer novas competências à empresa e dar a você mais tempo de lazer e para
preparar pessoas para sua sucessão. Os riscos ocorrem quando o processo não é
planejado e feito em regime de emergência.
Escolher pessoas inadequadas
pode obrigar o empreendedor a arcar com as consequências da falta de
competência ou de honestidade, além dos custos da substituição do profissional.
4. Um concorrente está ameaçando a minha
sobrevivência. O que fazer?
Nunca se acomode diante da
concorrência. Fique continuamente atento aos casos de sucesso, inclusive de
empresas menores que ainda podem vir a ser concorrentes. Tenha sempre planos de
crescimento e de reação, para não ser pego de surpresa. Empresas que agem
primeiro costumam ser as vencedoras.
5. Que cuidados devo ter com fornecedores?
Evite depender de apenas um ou
de poucos. Ao escolher um fornecedor, pesquise a saúde financeira da empresa e
dos sócios, procure saber quais são as políticas de qualidade e de respeito aos
trabalhadores, à legislação, ao meio ambiente e à responsabilidade social.
6. O que fazer quando os preços das
matérias-primas aumentam?
Não fique dependente de um
único fornecedor e procure opções que permitam negociar o aumento. Calcule quanto
conseguirá repassar aos preços e busque formas criativas de fazê-lo. Caso não
haja margem para reajustes, busque melhorar a produtividade ou identifique
outros produtos que possam ter o preço aumentado como compensação.
7. Há consultorias ou instituições que ajudem
empreendedores em início de carreira?
Sim. Procure as que tenham
empreendedores entre os sócios e colaboradores e possam compartilhar
experiências e casos de sucesso.
Essas consultorias muitas vezes
aceitam cobrar um pouco menos no início para ter uma participação maior no
sucesso futuro do negócio. Existem também instituições não-governamentais, como
a Endeavor, que tem conteúdos para capacitação de empreendedores em diversos
estágios.
8. Alguns de meus colaboradores querem ir embora.
Como evitar?
A melhor forma de reter pessoas
é propiciar crescimento pessoal. A isso estão associados aspectos como
treinamento, plano de carreira, orgulho corporativo e confiança no futuro da
empresa, entre outros. No entanto, se a decisão já estiver tomada, ajude o
colaborador demissionário a fazer a transição, com maturidade e sem rancor.
9. Devo oferecer participação societária aos
colaboradores?
Muitos empreendedores se
empolgam e oferecem participação societária antes da hora. É necessário
perceber no colaborador, além do senso ético, atributos que agreguem valor ao
negócio de forma progressiva e consistente. Quando houver essa segurança, aí
sim deve-se partilhar a sociedade.
10. Como estabelecer processos que aumentem a
produtividade?
Observe os processos atuais e
meça quanto se produz em determinados períodos de tempo. Analise quais etapas
do processo podem ser otimizadas.
Ouça os colaboradores
envolvidos na produção, anote ideias, pesquise centros de inovação e redesenhe
os processos. Ponha em prática, volte a medir os resultados e compare.
11. Como definir a capacidade produtiva?
Capacidade produtiva é o máximo
que se consegue produzir em um determinado período de tempo. Isso pode ser
traduzido, por exemplo, em produtos finalizados em um dia.
A medida é importante, pois
permitirá que a empresa se posicione em relação aos pedidos ou à necessidade de
estoque, antecipando com a maior precisão possível a necessidade de mão de
obra, matéria-prima e até de investimentos necessários para a compra de equipamentos
12. Recebi a visita de um fiscal que me pediu
propina. Como devo agir?
Para evitar que isso aconteça,
proceda sempre de acordo como as leis tributárias, trabalhistas, ambientais
etc. Isso posto, nunca cogite dar propina. Lembre-se: não existe corrupto sem
corruptor. Denuncie!
13. Alguns fornecedores prometem vender mais barato
se não tiverem que dar nota. Que fazer?
Não caia nessa tentação. A
venda sem nota, além de ilegal, não garante ao comprador nenhum direito de
reclamação relacionada à qualidade do produto. Ao comprar sem nota, também não
se sabe a procedência do produto. Não se arrisque.
14. Como fazer um bom controle de estoque?
Deve-se evitar basicamente que
faltem produtos ou que sobrem em demasia. É importante fazer previsões de
vendas realistas, considerando sazonalidade, tipos de produtos que mais saem,
períodos mais propícios para compra dos insumos, capacidade produtiva e
eficiência.
A partir dessas informações, o
gestor será capaz de estabelecer o ponto ideal de estoque e com isso gerir as
outras variáveis, como produção e compras.
15. Como cobrar qualidade dos colaboradores?
A primeira medida é estabelecer
critérios. Com essa definição, é possível fazer avaliações de desempenho que
gerem prêmios e bônus.
16. Preciso cortar custos. Como evitar demissões?
A primeira regra para evitar
ser pego de surpresa por uma necessidade de corte de custos é planejar e
gerenciar as finanças criteriosamente. Também considere que os custos de
demissão e de eventuais recontratações e treinamentos podem ser muito maiores
do que tentar manter pessoas-chave.
Se demitir for inevitável,
comece pelos colaboradores com pior desempenho ao longo do tempo. Aproveite a
ocasião para reavaliar a quantidade de pessoas necessárias para o trabalho
diário.
17. Como evitar ações trabalhistas?
Siga rigorosamente a legislação
relativa à sua atividade econômica. Não faça acordos que no futuro possam ser
motivo de processos judiciais. Não deixe de cumprir os encargos gerados pela
formalização da relação trabalhista com seus colaboradores e lembre-se: nunca
deixe de registrá-los.
18. O que fazer para evitar ações trabalhistas em
que e-mails podem ser usados como comprovação de horas trabalhadas?
Respeite os horários de
descanso previstos em lei. Não faça solicitações nem suponha que o colaborador
tem obrigação de ler e-mails nesses períodos. Isso será útil para que você
também valorize e aproveite os momentos que devem ser dedicados a si mesmo e à
sua família.
19. Contraí muitas dívidas. O que fazer?
Primeiramente, saiba separar a
vida pessoal e a da empresa. O empreendedor deve saber apertar o próprio cinto
se for necessário, abrindo mão de pró-labore e outros benefícios. Se você
realmente acredita no negócio, considere fazer aportes, mesmo que isso
signifique venda de ativos pessoais.
Se não tiver recursos para tal,
pense na busca de um sócio ou na contratação de consultorias especializadas em
reestruturação de dívidas, que podem ter os honorários vinculados aos bons
resultados. Tente trocar dívidas de curto prazo por dívidas de prazo maior.
20. Como fazer para aumentar os meus preços?
Pesquise os preços da
concorrência. Veja o que oferecem e o que cobram. Faça uma análise de seus
custos e produtividade e veja se ainda consegue melhorar a rentabilidade.
Caso a única saída seja
aumentar o preço, garanta que todo o seu pessoal adote o mesmo discurso sobre
os motivos desse aumento e procure oferecer algumas vantagens ou opções ao
cliente para minimizar o impacto.
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