Ter uma boa estratégia de marketing é um dos pilares de
atuação mais importantes dentro de uma empresa, seja ela um pequeno negócio ou
startup ou uma grande multinacional.
O americano Philip Kotler, 85, considerado um dos mais
relevantes gurus do marketing no mundo, em entrevista a Pequenas Empresas &
Grandes Negócios, falou sobre as perguntas que um empreendedor deve saber
responder para desenvolver um bom plano de marketing.
Qual a necessidade do cliente que você pretende atender? Por
que o cliente deve acreditar que o seu produto atende essa necessidade melhor
que a concorrência? Você já definiu quais tipos específicos de pessoas podem
ter mais interesse em sua oferta? Os clientes verão um valor em seu produto
maior que o preço que você cobra por ele? Você sabe qual tipo de mídia você
deve usar para alcançar o público de forma eficiente e eficaz?
Para ajudar a responder essas perguntas, Kotler ofereceu
três dicas para ajudar o empreendedor a construir uma boa estratégia de
marketing.
1. Segmentação de
marketing
“O marketing de antigamente focava nas massas. Era muito
caro fazer um comercial de 30 segundos para a TV. Você precisa fazer uma
segmentação de marketing e identificar o público que teria o maior interesse em
sua oferta”, diz Kotler.
A ideia é que, antes de começar um negócio, o empreendedor
saiba em quem ele deve investir em termos de marketing. Não importa o alcance
de uma ação se ela alcançar as pessoas erradas. O trabalho deve ser direcionado
para onde tem a maior chance de dar retorno.
2. Colete dados
“O novo modelo de marketing envolve construir uma base de
dados com informações confiáveis de perfil do seu público. Isso vai permitir
que você escolha as ferramentas de marketing correta nas redes sociais”, afirma
Kotler.
Não adianta você apenas achar que conhece o seu cliente. O
empreendedor deve se munir de dados que ofereçam uma base para a escolha desse
público-alvo. Diversas ferramentas podem auxiliar diferentes negócios a
conhecer mais detalhadamente a sua clientela e ajudar na definição de planos de
ação.
3. Construa uma
“jornada até a compra final”
Todas essas informações devem ser utilizadas para construir
um caminho para o cliente. “Cada passo do cliente deve ser um ‘momento da
verdade’ e deve encorajá-lo a dar o passo seguinte. Durante essa jornada, a
empresa deve fornecer conteúdo que interesse o cliente. Esse conteúdo deve ser
diferente de uma mensagem de vendas. Seria como um amigo dizendo para outro
sobre algo interessante para ler”, diz o professor da Universidade
Northwestern, de Chicago (EUA).
A estratégia deve consistir em levar o cliente pela mão por
um caminho de conteúdos que, no final, o estimulem a comprar o seu produto ou
serviço. Essa tática passa pelos perfis em redes sociais, o site da empresa, o
tipo de informação que ela transmite por essas mídias e como ela pode
interessar o público-alvo.
Extraído do site PEGN: http://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2017/05/3-dicas-de-marketing-de-philip-kotler-para-pequenos-negocios.html
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