Não é possível saber se a sua ideia de negócio será um
sucesso, mas é possível ter uma ideia…
É natural que muitas pessoas que pensam em abrir um negócio
almejem ter sucesso com a sua empreitada. Também é comum que boa parte delas
resuma sucesso ao retorno financeiro esperado.
Por outro lado, muitos empreendedores, mesmo tendo sucesso
financeiro, frustram-se quando descobrem que isso não é medido puramente pelo
dinheiro que gera.
“As empresas precisam ter lucro como objetivo, do contrário,
elas morrem. Mas se uma empresa é orientada apenas para ter lucro, também
morrerá, porque não terá mais nenhum motivo para existir…” – costumava dizer
Henry Ford.
Por isso, antes de pensar se sua ideia de negócio vai ser um
sucesso, é preciso entender, verdadeiramente, qual é a sua definição de sucesso
nos negócios.
A pesquisadora Betina Silvestri entrevistou centenas de
empresários e empreendedores para entender como definiam sucesso e o resultado
foi a sua tese de doutorado que explica que o sucesso pode ter, pelo menos, 67
definições, incluindo, sim, o sucesso financeiro, mas também aspectos
associados à realização pessoal, impactos positivos na sociedade, aprendizagem
contínua, reconhecimento público, estabilidade e segurança, entre outras
combinações.
Depois de encontrar a sua definição verdadeira e sincera de
sucesso nos negócios, é preciso pensar em quatro aspectos básicos:
1 — Sua ideia representa, de fato, uma grande oportunidade
de negócios?
O primeiro aspecto diz respeito à inovação ou diferenciação
da sua ideia em relação ao que já existe e é percebido pelo seu público-alvo.
Em geral, empreendedores de primeira viagem sofrem do
Complexo de Narciso e sempre acreditam que possuem a melhor e mais inovadora
ideia de negócio do mundo, mas quem determina isso são as pessoas que compõem o
seu mercado.
Para entender se sua ideia é diferenciada ou inovadora, é
preciso tangibilizá-la de alguma forma, seja por meio de protótipos, flyers,
infográficos ou qualquer outro recurso que o potencial cliente consiga
visualizar ou mesmo experimentar o negócio que pretende criar. E, daí, concluir
que o que pretende criar é inovador ou, pelo menos, diferenciado.
2 — O mercado que você pretende atingir possui um tamanho
adequado?
O segundo aspecto está associado ao tamanho de mercado
adequado, o que tem impacto direto na rentabilidade da empresa.
Para entender o tamanho de mercado é preciso ter uma
compreensão de dois conceitos sábio para qualquer empreendedor: Miopia de
Marketing e Jobs to be done. Você deve entender que não está no mercado do
produto em si, mas no do seu benefício. Assim, se perceber que um dos
principais concorrentes da CacauShow é O Boticário, entendeu o que é Miopia de
Marketing.
Já o conceito Jobs to be done defende que o cliente não
compra apenas o benefício, mas compra algumas tarefas específicas (jobs) que
aquele produto ou serviço entrega.
Dessa forma, um dos jobs que o cliente compra da CacauShow é
uma opção de presente que surpreenda o presenteado. Se você entender que está
no mercado do benefício e de jobs específicos, pode ter uma melhor compreensão
do real tamanho e demanda de mercado.
Extraído do site Exame.com: http://exame.abril.com.br/pme/saiba-se-sua-ideia-de-negocio-realmente-vai-ter-sucesso-ou-nao/
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