Um dos
elementos imutáveis da nossa vida hoje é o ideal de horas que devemos trabalhar
- generalizando, todas as pessoas com quem conversei me disseram algo em torno
de oito horas ao dia. E os dados estatísticos confirmam isto. Os americanos
trabalham em média 8,8 horas todos os dias.
Ao menos essas foram as
estatísticas oficiais do Bureau of Labor Statistics (Escritório de
Estatísticas do Trabalho, algo equivalente ao Caged no Brasil). Para a maioria
de nós, a quantidade de horas trabalhadas diariamente por uma pessoa não é,
necessariamente, um fator decisivo sobre sua eficiência ou produtividade. Ao
menos é isso o que acho a partir da minha própria produtividade. Então, qual é,
afinal, a jornada de trabalho diária ideal?
Com
histórias de sucessos de pessoas que trabalham quatro horas por semana e outras
de gente que trabalha 16 por dia, fica difícil saber se existe um tempo ideal.
Então, em vez de seguir os meus instintos, que geralmente falham, eu decidi
pesquisar sobre as horas de trabalho e como otimizá-las em prol da sua
felicidade e sucesso.
Em primeiro lugar, por que trabalhamos 8 horas diárias?
Vamos
começar com o que nós temos agora. As típicas oito horas de trabalho. Mas como
nós inventamos isso? A resposta está escondida na história da Revolução Industrial.
No final do século 18, quando as empresas começaram a maximizar seus lucros, as
fábricas funcionavam sem parar, em regime 24/7. Para tornar as coisas mais
eficientes, as pessoas tinham que trabalhar mais. A norma era que as pessoas
trabalhassem entre 10 e 16 horas.
Essas horas
laborais incrivelmente longas estavam insustentáveis até que um homem corajoso
chamado Robert Owen começou uma campanha para que essas pessoas não
trabalhassem mais que 8 horas por dia. Seu slogan era "oito horas de trabalho,
oito horas de lazer, oito horas de descanso." Não demorou muito para que a
Ford implementasse, de fato, as oito horas diárias e mudasse os padrões.
Uma das
primeiras empresas a implementar foi a Ford Motor Company, em 1914, que
não apenas rompeu com os padrões implementando as oito horas, mas também
dobrando os salários dos empresários. Para a surpresa de muitas indústrias,
isso resultou na mesma produtividade desses trabalhadores, mas em menos horas,
aumentando a margem de lucro da Ford no período de dois anos. Isso incentivou
outras companhias a adotarem um padrão de oito horas para os seus empregados.
Então, aqui
está a razão pela qual nós trabalhamos 8 horas por dia. Não é científica ou
pensada. É simplesmente uma norma secular para tornar as fábricas mais
eficientes.
Medir energia, não tempo
A quantidade
de horas que nós trabalhamos todos os dias é pouco importante na economia
criativa de hoje.
O foco
correto está na sua energia, de acordo com o famoso autor Tony Schwartz:
"administre sua energia, não seu tempo", diz ele.
Schwartz
explica que, como humanos, nós temos quatro tipos de energia para administrar
todos os dias:
1. Sua
energia física - Quão saudável você está?
2. Sua
energia emocional - Você está feliz?
3. Sua
energia mental - Você está conseguindo se concentrar?
4. Sua
energia espiritual - Por que você está fazendo tudo isso? Qual o
propósito?
Uma das
coisas que nós esquecemos é que, como humanos, nós somos diferentes das
máquinas. Na essência, isso significa que as máquinas funcionam de forma linear
e humanos se movem em ciclos.
Para ter um
dia produtivo, que respeite nossa natureza humana, a primeira coisa a se fazer
é focar nos ritmos ultradianos. O entendimento básico é que a mente humana pode
se concentrar em qualquer tarefa por 90 a 120 minutos. Após isso, é necessário
um intervalo de 20 a 30 minutos para nós nos renovarmos e atingirmos uma boa
performance para a próxima atividade.
Então, em
vez de pensar "o que eu posso fazer em oito horas no dia", eu comecei
a pensar sobre o que eu posso fazer em uma sessão de 90 minutos. Agora que
sabemos que precisamos dividir tudo em intervalos de 90 minutos, é hora de
quebrar esses 90 minutos em novas sessões.
O centro de um dia produtivo no trabalho: foco
O ponto
crucial para entender como o trabalho flui está em como nós podemos nos concentrar.
Em um ótimo projeto de pesquisa, Justin Gardner descobriu que para se
concentrar de verdade o nosso cérebro utiliza um processo de 2 passos:
1 - Aumento
da sensibilidade - Significa
que você pode ver uma cena e pegar as informações apresentadas. Então, você
foca naquilo que precisa da sua atenção. "Como uma foto embaçada que
lentamente vai se focando", descreve Lifehacker.
2 - Seleção
eficiente - Isto é o
"zoom" de quando estamos realizando uma tarefa. Isso nos permite
entrar no que Mihály Csíkszentmihályi chama de estado de fluidez. Agora nosso
trabalho começa de verdade.
A conclusão
que Gardner sugere dos seus estudos é que nós tenhamos ambos:
-
Pare de fazer várias tarefas para evitar se distrair no seu ambiente de
trabalho
- Elimine as
distrações mesmo quando você só tiver apenas uma tarefa para cumprir
Parece muito
óbvio, não é? Ainda assim, é mais fácil dito do que feito. A boa notícia é que
ao final você pode transformar sua estrutura cerebral de aprendizado para foco.
Quatro dicas para melhorar seu dia de trabalho:
- Aumente a relevância das tarefas:
Muitos de
nós ainda se esforçam para encontrar foco, especialmente se ninguém estabeleceu
um deadline. Substituir seu sistema de atenção e criar seu próprio deadline,
junto a uma recompensa, mostrou ser uma das melhores maneiras de melhorar o
desempenho para completar as tarefas de acordo com o pesquisador Keikuke
Fukuda.
- Divida o seu dia em períodos de 90 minutos:
Aqui está
algo que eu comecei a fazer. Em vez de olhar para 8, 6 ou 10 horas de trabalho,
divida o dia e perceba que você tem 4,5 ou tantos períodos de 90 minutos. Dessa
forma, você terá quatro tarefas que pode fazer todos os dias com mais
facilidade.
- Planeje seu descanso para que você possa de fato
descansar:
“A pessoa
que está mais em forma não é aquela que corre a maior distância, mas a que
otimizou seu tempo de descanso", disse Tony Schwartz. Muitas vezes, nós
estamos tão ocupados planejando o nosso trabalho, que esquecemos 'como'
descansar", afirma. Planeje de antemão o que vai fazer no seu descanso.
Aqui algumas ideias: dormir, ler, meditar, lanchar.
- Zero notificações:
Uma das
melhores ideias que eu já tive foi seguir o conselho de Joel sobre Zero Notificações. Não ter nenhum contador no meu celular ou no
computador mudando de 0 para 1 e sempre tirando minha atenção foi uma grande
ajuda. Se você ainda não tentou isso, tente fugir de qualquer elemento digital
que pode alertar.
Pessoalmente,
minha vida mudou completamente desde que implementei essas ideias. E eu não
poderia estar mais feliz. Eu ganhei os dois: produzo mais e estou mais
satisfeito, ao mesmo tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário