sexta-feira, 21 de março de 2014

A Inspiradora Trajetória de Sucesso do Ronald Mc Donalds

 Ronald McDonald`s: Como em um momento de crise e desempregado este palhaço tão famoso conseguiu dar a volta por cima e se tornar uma das atrações mais conhecidas do mundo?


Conheça agora sobre a inspiradora trajetória de sucesso do Ronald Mc Donalds.

Imagine que sua empresa patrocina uma atração na TV que dá muito resultado em vendas. Porém, de uma hora para outra, a emissora resolve cancelar o programa. O que fazer?
Foi a situação que viveu aquela pequena lanchonete de Washington em 1963. Depois de patrocinar com sucesso um programa infantil da TV local chamado O Circo do Bozo, o movimento triplicou. Bastava o palhaço anunciar uma novidade ou promoção para as crianças correrem ao local levando seus pais. Acontece que, sem aviso prévio, a emissora decidiu tirar o programa do ar por tempo indeterminado.
O dono do estabelecimento ficou aflito: a concorrência era forte e não dava para abrir mão da comunicação naquele momento. O diálogo que se seguiu entre proprietário e gerente foi mais ou menos o seguinte:
- A gente precisa continuar com o palhaço. As crianças o amam.
- Mas como? O programa não existe mais.
- O ator deve estar desempregado. Vamos contratá-lo nós mesmos.
- Mas a gente pode usá-lo?
- Por que não? Palhaço é tudo igual. A gente dá outro nome e pronto.

E foi exatamente isso que fizeram: a empresa recontratou o ator que fazia o palhaço a televisão, um rapaz de 25 anos chamado Willard Scott. Devidamente trajado, o rapaz foi fotografado e utilizado como garoto-propaganda em comerciais e cartazes espalhados pela cidade. O objetivo era informar que o palhaço da TV havia migrado para a lanchonete, onde começou a fazer shows. A estratégia deu certo.
A lanchonete citada era uma filial do McDonald’s – e o palhaço improvisado, Ronald McDonald, que se transformou em um dos ícones mais duradouros da publicidade. O sucesso foi tão grande que logo a matriz decidiu utilizá-lo também nas campanhas globais da marca.
A emenda ficou melhor que o soneto: uma pesquisa mostrou que Ronald McDonald é mais conhecido mundialmente do que o personagem original, o saudoso Bozo.
Note como, neste caso descrito, os executivos apelaram para a imaginação para driblar a falta de recursos. O exemplo mostra que um ambiente de restrições, com ameaças e pouco dinheiro, pode ser bom para gerar ideias. O importante é não se desesperar e manter a calma.


Texto retirado do livro: Oportunidades Disfarçadas, do autor CarlosDomingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário