sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Por que investir no Brasil?



 Sem dúvida alguma o Brasil é visto hoje pelo mundo como um país com enorme potencial de investimentos, é a oitava maior economia mundial de acordo com o PIB calculado com base no poder de compra e é a maior da América Latina. Além disso, é a porta de entrada para o Mercosul e faz fronteira com dez países. Especialistas avisam, agora é a hora de investir no Brasil, saiba agora o porque.

·          Nos últimos dez anos a taxa de retorno do investimento estrangeiro direto - IED no Brasil foi de 26,4% o que demonstra, claramente, que é lucrativo investir no Brasil, além de sinal de confiança nos negócios.

·          O Brasil tem capacidade reforçada de resistir a choques externos, com economia muito saudável e ambiente institucional sólido, o que coloca o país em situação privilegiada diante da crise mundial. Tem reservas altas, é credora externa líquida e não tem dívida dolarizada.

·          Comercializa regularmente com mais de uma centena de países, sendo os maiores parceiros: União Europeia (com 26% do saldo); EUA (24%); Mercosul e América Latina (21%); e Ásia (12%).

·          Instituições globais como o FMI e o BIRD preveem números positivos para a evolução do PIB brasileiro em meio à turbulência recessiva do mundo em 2009. As principais razões para isso são:


1 - Mercado interno amplo e francamente consumista;
2 - Endividamento interno bem administrado, garantido por superávits fiscais expressivos;
3 - Inflação sob controle e ambiente institucional sólido;
4 - Grande reserva em moedas fortes, superior à dívida externa;
5 - Sistema financeiro com baixo percentual de ativos problemáticos;
6 - Estrutura econômica diversificada, competitiva e relativamente aberta.

·          O país ainda oferece diversas oportunidades para a exploração de energias alternativas, capazes de gerar créditos de carbono:

1 - Biocombustíveis: etanol e biodiesel;
2 - Potencial eólico e solar;
3 - No campo da agropecuária, possui instituições que desenvolvem pesquisas de ponta e que permitem alcançar níveis de produtividade crescentes.
4 - Os avanços na área de extração mineral também se destacam principalmente no setor petrolífero. É líder mundial na exploração de petróleo em águas profundas.

·         Além disso, o tamanho e o dinamismo recentes do ambiente interno foram fundamentais para a melhora das condições da economia brasileira nos últimos anos. O crescimento brasileiro também é estimulado pela ampliação de crédito, especialmente as linhas destinadas ao consumo. De 2005 a 2008, o saldo das operações cresceu de 28% para 40% do PIB, através da expansão dos empréstimos para aquisição de bens de consumo duráveis em geral e de veículos em particular.





Nenhum comentário:

Postar um comentário