Identificar, lidar e controlar as próprias emoções,
pontos fundamentais de quem busca sucesso profissional.
No trabalho, assim como nas relações que mantemos em
nossa vida pessoal e social, saber reconhecer e lidar com as emoções e suas
consequências é um processo continuo que nos confere um grande diferencial.
Nesse sentido, ao falarmos em Inteligência Emocional, a evidenciamos como um
ponto forte a ser trabalhado e, para muitos especialistas, ela é mais
importante do que o
Quociente de Inteligência, o chamado (QI).
A
Inteligência Emocional (IE) é uma característica mensurável que diferencia o
nível de performance de uma pessoa tanto na empresa, em suas relações afetivas
e interpessoais quanto em família e sociedade. Para os psicólogos
americanos Peter Salovey e Jonh Mayer, esta inteligência pode ser definida como
a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento,
compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos
outros.
Nesse
sentido a Inteligência Emocional abrange cinco áreas específicas, representadas
por:
- Autoconhecimento emocional: capacidade de reconhecer um sentimento quando ele ocorre;
- Habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os a cada situação;
- Automotivação: consiste em motivar-se e dirigir as emoções a serviço de um objetivo, mantendo-se focado neste;
- Reconhecimento das emoções de outras pessoas;
- Habilidades nos relacionamentos interpessoais.
Emoções
x Resultados
Sempre
lidamos com sentimentos distintos em relação aos acontecimentos, e no ambiente
corporativo, as respostas a eles são exigidas de forma imediata. De que forma
você lida com a autoridade de seu superior? Como recebe ordens e as processa?
Como lida com um feedback negativo? Quem é você, emocionalmente no trabalho, e
que tipo de relacionamento interpessoal você mantém com seus colegas?
Se você
trava diariamente uma batalha interior com suas emoções, se sofre com reações
incompatíveis com o ambiente, sua profissão e vida, como um todo, por certo não
deve estar usando seus sentimentos a seu favor. E pior, se suas atitudes fazem
de você um profissional limitado, é hora de rever suas posições e começar a
trabalhar sua inteligência Emocional.
Existem
pessoas que se sobressaem neste campo, e no ambiente de trabalho, exploram a IE
com maestria. Estas são hábeis em controlar sentimentos ruins, não os
demonstrando; capazes de fazer uma avaliação correta do cenário; são confiantes
e focados nos objetivos, a exemplo de uma promoção; tem consciência de suas
capacidades e habilidades e as usam ao seu favor; se adaptam facilmente ao
ambiente e as necessidades; são organizadas e comunicativas e também, sabem
conduzir relacionamentos de forma empática e harmônica com os colegas e
superiores, se destacando entre os demais.
Catalisar os
sentimentos em atitudes positivas, fazer uma auto-observação, para identificar
limitações e trabalhar de modo a minimizá-las sucessivamente, são prerrogativas
para o uso inteligente das emoções. E o gerenciamento delas cabe a você. Somos
responsáveis por tudo que nos ocorre, se optamos por trabalhar as emoções
transformando-as em atitudes maduras, seguramente oportunizaremos um melhor
desempenho, seja na vida profissional ou pessoal.
Tudo depende
do enfoque, e de como externamos nossos sentimentos, que são raios-X de quem
somos, e de como nos habituamos a responder a cada situação. Colabore
com sua carreira, aperfeiçoe suas emoções, invista na sua Inteligência
Emocional.
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