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Robert
Steven Kaplan, professor de Harvard
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O professor de Harvard Robert Steven
Kaplan diz que o sucesso depende de um processo corajoso de conhecimento
pessoal.
Chapel Hill
- Robert Steven Kaplan tornou-se professor da escola de negócios de Harvard em
2005, depois de uma carreira de mais de 20 anos em Wall Street — a maior parte
do tempo como alto executivo do banco Goldman Sachs, de onde saiu como
vice-presidente do conselho (não confundir com o professor homônimo, criador da
metodologia Balanced Scorecard).
Mesmo com um
grande repertório em gestão de investimentos, na academia ele enveredou pela
linha de estudos do comportamento profissional. Em seus livros,
Kaplan trata da investigação profunda que os profissionais devem fazer em suas
fontes de motivação — que, segundo ele, não são investigadas e por isso as
pessoas não crescem. É nesse ponto que entra a experiência do mercado financeiro.
Como
orientador de carreira, Kaplan não amacia. “Executivos bem-sucedidos devem ser capazes de
listar seus pontos fortes e fracos”, diz. Em entrevista à VOCÊ S/A, o professor
fala sobre seu novo livro, What You’re Really Meant to Do (“O
que você realmente deve fazer”, em tradução livre), que será lançado em maio
nos Estados Unidos. E ele promete ir fundo na busca dos interesses
profissionais.
VOCÊ S/A -
As pessoas realmente buscam conhecer a si mesmas?
Robert
Steven Kaplan - Todos nós, e
aqui me incluo, temos “pontos cegos”, ou seja, características pessoais das
quais não temos conhecimento, mas que são evidentes para quem nos observa. Os
profissionais estão em diferentes estágios do processo de conhecimento íntimo.
Nunca
conheci alguém que não precisasse de ajuda ou conselho para se desenvolver. Uma
pessoa pode prescindir de ajuda durante algum tempo, mas em algum momento
certamente precisará conversar. A situação é a seguinte: se você não precisa de
conselho, não está produzindo nada. Está parado, não está crescendo.
VOCÊ S/A
- Essa busca é um processo constante, certo?
Robert
Steven Kaplan - É importante
dizer que não são somente as pessoas que mudam. O mundo também está em
transformação. A natureza das empresas e das indústrias muda. E você também
muda: pode assumir novas responsabilidades, por exemplo. A busca do potencial
único é certamente um processo constante.
Uma situação
muito comum é encontrar uma pessoa que trabalha há dez anos no mesmo lugar e
simplesmente deixa de gostar da empresa, do trabalho. A pergunta é: por quê?
Ouço bastante esse tipo de queixa: “Eu costumava amar meu emprego, hoje
detesto”. O que aconteceu? O emprego mudou ou é o profissional que está
diferente?
VOCÊ S/A
- Com qual frequência devemos revisitar o que sabemos sobre nós?
Robert
Steven Kaplan - Não há um
tempo certo, mas claro que não pode ser algo feito a cada segundo. Meu livro
fala em atualizações regulares de seus pontos fortes e fracos, de suas paixões,
de quem você é, o que você ama, qual o seu caráter, seu tipo de liderança.
Essas são perguntas que as pessoas devem se fazer de tempos em tempos. O livro
é como um roteiro — você não precisa consultá-lo sempre, mas deve pegá-lo de
vez em quando para ter certeza de que sabe para onde está indo.
VOCÊ S/A
- O senhor acha que as pessoas dedicam a energia necessária a essa
investigação?
Robert
Steven Kaplan - Se você é
cínico, tem complexo de vítima ou acha que o mundo é muito injusto, terá muita
dificuldade em tentar qualquer caminho diferente daquele que está trilhando.
Esse tipo de mentalidade negativa coloca o profissional em um ciclo de
insatisfação. Lido com pessoas que são cínicas ou que acreditam que a Justiça
não funciona o tempo todo. Percebo o quanto isso é improdutivo.
Nos Estados
Unidos, quando se fala em imposto, por exemplo, há quem acredite que nada
funcionará, que o governo está sempre prejudicando a população. É difícil
encontrar uma solução quando se adota um padrão de comportamento destrutivo.
Entendo que as pessoas recorrem a ele para se proteger. Elas já foram
prejudicadas e não querem passar por isso novamente. Só que, no fim das contas,
acabam prejudicando a elas mesmas.
VOCÊ S/A
- De acordo com o livro, esse tipo de mentalidade está relacionadoa
experiências negativas que persistem na memória e prejudicam o desempenho. Isso
é comum no trabalho?
Robert
Steven Kaplan - Se você me
der mil pessoas, lhe darei mil narrativas diferentes. A mais comum é “não sou
bom o suficiente” e suas variações. Mesmo se as pessoas que convivem com o
profissional o consideram incrível, a narrativa persiste. Isso leva
profissionais a cometer erros graves.
As situações
de pessoas que perdem a cabeça, que não cooperam e que são imprevisíveis, em
muitos casos, não acontecem porque são babacas. Elas ocorrem por causa de
insegurança, porque querem se proteger. Cada pessoa tem sua própria narrativa
negativa. Não há quem não a tenha. O segredo é ter consciência de que ela
existe e entender como afeta seu comportamento. Livrar-se dela não é possível.
Mas saber que ela existe e não ser prisioneiro dela, sim.
VOCÊ S/A
- O senhor diz que devemos buscar uma definição própria para o sucesso.
Como fazer isso diante dos modelos que a sociedade impõe?
Robert
Steven Kaplan - O livro é
justamente sobre isso. É preciso entender pontos fortes e fracos e quais são
suas paixões para definir o conceito próprio de sucesso. É um processo que demanda
muito trabalho. A pressão dos colegas é muito forte. O roteiro que proponho não
vai fazer com que o profissional fique blindado a essa pressão.
Além de
conhecer suas qualidades e defeitos, ele deve entender por que se sente
vulnerável à pressão social. Talvez falte autoconfiança. Ou então haja questões
não resolvidas com os pais, o que leva o sujeito a tentar agradar os outros.
Esse entendimento aumenta a determinação.
VOCÊ S/A
- Em termos práticos, quais estratégias um profissional pode adotar para se
conhecer?
Robert
Steven Kaplan - Um bom
exemplo é pensar em um momento durante a vida em que se sentiu melhor. O que
você estava fazendo? Por que gosta tanto desse momento? Talvez você estivesse
trabalhando com esportes, com crianças ou simplesmente escrevendo. Quais
tarefas estava desempenhando? Por que você era tão bom nessas tarefas? É apenas
um exemplo de exercício simples, que força a pensar sobre o passado.
Quando as
pessoas fazem isso, percebem que gostam de trabalhar com gente ou com vendas,
por exemplo. Mais: percebem que não pensavam a respeito disso havia anos. Na
sequência, minha pergunta é: por que não trabalhar em uma empresa que ofereça
esse tipo de trabalho? O importante é fazer algo além de pensar. Há o cérebro e
o coração. Em outras palavras, pensar no que sentimos é fundamental.
Disponivel em: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/178/noticias/pare-de-se-enganar?page=1
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